quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que é uma alegoria


"A vida de um homem de qualquer valor é uma alegoria contínua - e os olhos muito poucos podem ver o mistério da sua vida - uma vida como as escrituras - figurativa". ~ John Keats

Idioma Inglês é repleta de muitos artifícios literários que fazem a língua mais atraente e auto-explicativo. Uma alegoria é uma figura de tal discurso do idioma Inglês que significa um significado que é retórica e não literal. Então, o que é uma alegoria e de onde vem essa palavra origina?

Uma breve visão geral sobre o que é uma alegoria

A origem da 'alegoria' a palavra é a partir da palavra grega "allos", que significa falar. De acordo com outra teoria, este termo foi cunhado no ano de 1382 e foi tirado da palavra latina 'Allegoria', ou seja, linguagem velada. Esta técnica literária é utilizada principalmente para retratar uma trama ou história de uma forma elaborativa e criativa ao invés de apenas se mantiverem os fatos simples. Ele também enfatiza mais sobre a moral das histórias, em vez de os detalhes da narrativa da história. Este dispositivo literário é usado em um número de narrativa funciona como a poesia (ou verso), prosa e drama, Alegoria, etc podem ser categorizados como alegoria política ou histórica e alegoria de temas abstratos. Obras de desenvolvimento espiritual costumam fazer uso da alegoria de temas abstratos e emoções como a esperança, ódio e malícia, etc são retratados pelos personagens dessas obras.

Provavelmente um dos melhores exemplos da alegoria até a data é considerada como alegoria de Platão da caverna. Várias referências de alegoria também podem ser encontradas na Bíblia Sagrada, especialmente no Antigo Testamento e O Livro do Apocalipse. Em O Livro do Apocalipse, o futuro está previsto em uma série de significados ocultos. Mesmo as parábolas de Jesus Cristo foi acreditado para ser alegórico na natureza. Alegoria é na verdade uma metáfora estendida que faz o uso de personagens, locais e outros componentes de uma história que revela o significado profundo do que as palavras superficiais. Há também poemas alegoria muitos que revelam os sentimentos mais íntimos do poeta. Algumas das alegorias poéticas que merecem uma menção são Fada Rainha por Edmund Spenser e Absalão John Dryden e Achitophel. Essas obras poéticas são excelentes retratos de alegoria. Agora que você está familiarizado com o que é uma alegoria, vamos dar uma olhada em alguns dos exemplos que usam este artifício literário.

Exemplos de Alegoria

Há muitas referências alegóricas em uma série de obras de literatura. O primeiro declarou puramente alegórica trabalho foi acreditado para Psychomachia escrito por Prudêncio em 400 CE. Essas obras literárias que são classificados de acordo com a época em que foram publicados e ganhou popularidade. Dada a seguir são alguns exemplos de alegorias tiradas de todas as três eras - da era clássica, medieval e moderna.

* Fábulas de Esopo - Esopo

* De nuptiis philologi et Mercurii - Marciano Capella

* Encontrando problemas - Qu Yuan

* Fedro (Alegoria Chariot) - Platão

* Roman de la Rose (O Romance da Rosa) - Guillame de Lorris

* As Mulheres de Tróia - Eurípides

* Piers Plowman - William Langland

* Psychomachia - Prudêncio

* O Livro da Cidade de Senhoras - Christine de Pizan

* A Divina Comédia - Dante Alighieri

* A Pérola - John Steinbeck

* Um Conto de Natal - Charles Dickens

* Um Conto de uma banheira - Jonathan Swift

* Animal Farm - George Orwell

* Black Beauty - Anna Sewell

* Moby Dick - Herman Melville

* O Peregrino - John Bunyan

* As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis

* O Senhor das Moscas - William Golding

* A Máscara da Morte Vermelha - Edgar Allan Poe

Este foi um breve resumo sobre o que é uma alegoria e exemplos de alegoria na literatura. Muitos autores usam alegoria, por escrito, para dar ao leitor uma visão diferente do mundo e que lhe permite interpretar as coisas de um significado mais profundo e também em uma perspectiva mais ampla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário